Secretário acusa municípios, mas erra
Durante uma entrevista ao site Bahia Notícias, o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, acusou os prefeitos de não estar vacinando contra a Covid com a rapidez necessária. Disse que é "inadmissível" que, depois de 20 dias, ainda existam prefeituras com "cobertura vacinal na casa dos 25%". Ele está errado.
Segundo o relatório em tempo real da própria Sesab, só 39 cidades aplicaram menos de 70% das vacinas e 64 já usaram todas. A maior parte dos municípios já usou mais de 80% das vacinas recebidas. Os municípios com pior desempenho são Jucuruçu (28,9%) e Novo Horizonte (39,1%). Só outros 4 vacinaram menos de 50%.
Vilas-Boas, que parece não aqcompanhar a vacinação de perto, ainda disse que as prefeituras deviam "trocar os coordenadores de vacinação, ou trocar os secretários”. Até esta segunda, os municípios já tinham usado 81,4% das vacinas. Este percentual vai baixar porque chegaram mais 186.200 doses no domingo.
Médicos ouvidos por nossa reportagem dizem que, ao invés de criticar a vacinação nos municípios, Vilas-Boas "poderia colocar todas as policlínicas do estado para vacinar as pessoas e criar um mutirão de vacinação do próprio estado. Numa pandemia, não tem porque limitar a vacinação aos municípios. O estado devia participar".
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
