Santa Casa alerta para vacinação de bebês
A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, que administra o Hospital Manoel Novaes, junto com a Secretaria da Saúde da Bahia, para que as puérperas não deixem de imunizar os recém-nascidos com as vacinas BGC e Hepatite B, preferencialmente até 12 horas após o nascimento.
De acordo com a diretora técnica do HMN, Fabiane Chávez, “aqui realizamos cerca de 4.500 partos por ano e ainda na maternidade aplicamos as vacinas. Explicamos para as mamães que ao nascer, os bebês necessitam de muitos cuidados, pois não possuem as defesas do corpo necessárias para combater infecções e doenças".
"É por esse motivo que as vacinas são tão fundamentais. A imunização oportuna dos recém-nascidos, ainda nas maternidades, evita deslocamentos desnecessários para unidades de saúde e os consequentes riscos de transmissão do coronavírus", explica.
Referência em ginecologia, obstetrícia, pediatria cirúrgica e neonatologia de alto risco, o Hospital Manoel Novaes atende pacientes de 82 localidades, sendo a única unidade de saúde das regiões Sul e Extremo Sul com leitos de UTI pediátricos para Covid-19.
A BCG é uma vacina com dose única que protege o recém-nascido do Bacilo Calmette-Guerin, que causa a tuberculose, uma doença altamente infecciosa e transmissível. Essa vacina normalmente é aplicada na via intradérmica, deixando aquela conhecida cicatriz no braço direito, que pode formar-se até os 6 meses.
Já a vacina contra a Hepatite B tem uma eficácia protetora elevada, sobretudo nas crianças. A vacina contra Hepatite B é eficaz na prevenção da infecção com o VHB quando aplicada antes ou logo após a exposição.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
