Rui Costa já ameaça aumentar o 'toque'

Começa nesta sexta-feira (19) o toque de recolher decretado pelo governador Rui Costa (PT) em 343 municípios baianos. A Polícia Militar e as guardas municipais vão atuar para garantir o cumprimento do decreto. Ele determina o fechamento dos comércios e a proibição dos moradores de sair à rua das 22h às 5h, até o dia 25.

Porém, o governador ameaça aumentar o horário do toque de recolher caso a taxa de ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para tratamento da Covid-19 chegue a 80%. Até meio-dia desta sexta-feira (19), ela estava em 77%. Há meses o Estado não implanta novos leitos.

Em setembro do ano passado, Rui chegou a anunciar a abertura de 50 leitos em Itabuna, durante a campanha eleitoral para prefeitos. Mas a promessa nunca foi cumprida. Desde este anúncio, Itabuna só recebeu mais 10 leitos de UTI, implantados no Hospital de Base. Todos os leitos são pagos pelo Governo Federal a pedido do estadual.

A porta-voz da PM, Major Flávia Barreto, alerta que “as pessoas devem entender que a partir das 22h devem estar em suas residências”. Quem desobedecer pode ser preso por desobediência e crime contra a saúde pública. Ela pede que as pessoas denunciem as aglomerações pelo 190 e o Disque-denúncia 3235-0000. No interior, também pelo 181.

O presidente da Amurc e prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral, se reuniu com o Tenente Coronel Ferreira Lopes, comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar. As duas instituições firmaram um termo de cooperação, apoiando os municípios no cumprimento do decreto.

A iniciativa atende a uma solicitação dos prefeitos associados à entidade, apresentada na última reunião, com o objetivo de garantir a segurança da população e o atendimento às demandas locais, que necessitam do apoio militar para fazer cumprir as determinações.

18:55  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm