Prefeitos podem pedir Escola Cívica
Os municípios têm até sexta-feira, 5 de fevereiro, para manifestar interesse no Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. Até agora, 16 estados aderiram ao projeto, mas não a Bahia, que rejeita o projeto por questões políticas e partidárias.
A meta do governo federal é implantar 216 Escolas Cívico-Militares até 2023, sendo 54 neste ano. Até agora, 32 vagas foram preenchidas pelos estados que demonstraram interesse. As 22 restantes serão oferecidas aos municípios. O gestor municipal interessado no Pecim deve enviar ofício para o e-mail pecim@mec.gov.br, até o dia 5.
O Pecim é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, e foi instituído em 2019 pelo Decreto 10.004. Ele apresenta um modelo de gestão compartilhada entre o corpo docente e os militares, tanto da área educacional e didático-pedagógico, quanto na parte administrativa.
As ações do Pecim estabelecem suporte técnico, apoio de pessoal militar, apoio financeiro conforme disponibilidade orçamentária para cobertura de despesas operacionais e regulamentares; e apoio à capacitação dos profissionais que vão atuar nas Ecim.
Segundo o Ministério da Educação, os miliares vão assessorar os gestores, reforçando a equipe já existente de profissionais da educação, sem ocupar cargos previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Além disso, o currículo e o conteúdo aplicados nas escolas são orientados pela Base Nacional Comum Curricular. Com Brasil 61
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
