PF apura propina a marqueteiro do PT

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (11), a 80ª fase da Operação Lava Jato para investigar o recebimento de propinas por João Santana, marqueteiro do PT, no exterior. De acordo com o apurado, o suspeito teria recebido valores de empreiteiras a pedido do então tesoureiro do partido, João Vaccari Neto.

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em São Paulo, sendo três na capital e mais dois no município de Pindamonhangaba. Também foi determinado o sequestro de R$ 5,2 milhões, totalizando o valor do prejuízo identificado nesta fase da Lava Jato.

Segundo a PF, Santana teria assinado, em 2013, contrato ideologicamente falso de consultoria com uma empresa offshore, constituída em paraíso fiscal, com conta bancária no exterior em seu nome. À época, ele recebeu pagamentos que, somados, alcançavam 1 milhão de dólares.

A Operação Pseudeia foi nomeada em referência ao espírito da mentira tratado na mitologia grega, pois o investigado utilizou dados ideológicos falsos para fechar acordos. Ele poderá responder pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e crime contra o sistema financeiro nacional. Com Diário do Poder.

20:25  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm