PDT de Itabuna quer cassar vereadores
O PDT de Itabuna, comandado pelo médico e ex-candidato a prefeito Antonio Mangabeira (foto), impetrou uma ação junto à Justiça Eleitoral pedindo a cassação das chapas do PTC e do Cidadania nas eleições de 2020. Se acatada pelo TRE, perderiam os mandatos Ricardo Xavier (Cidadania), Alex da Oficina e Israel Cardoso, do PTC.
A acusação é de que os dois partidos fraudaram a cota de gênero, na qual o partido é obrigado a ter 30% de mulheres no total de candidatos. Em vários municípios os partidos inscreveram mulheres sem intenção de concorrer, apenas para preencher a cota. A maioria delas não fez campanha e teve zero ou um voto.
O PTC teve três candidatas com zero votos, Vera Lúcia Lima, Creuza Santos e Telma Alves, e uma com apenas 3 votos, Cristiane Silva. O Cidadania registrou Késia, também sem voto algum. Mas o próprio PDT, que entrou com a ação, inscreveu a candidata Elisangela, que teve zero votos. Ainda com zero existem Priscila Guimel (PSL) e Manu (DC).
Em cidades onde o TSE considerou que candidatas com nenhum voto fraudaram a cota de gênero, as chapas desses partidos foram anuladas integralmente.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
