Mortes por Covid caem 43% no Amazonas

O recrudescimento da curva epidemiológica da Covid-19 no Amazonas, registrado no início de janeiro, começa a dar sinais de remissão. Nas duas últimas semanas, o estado apresentou uma queda de 31% no registro de novos casos da doença e de 43% no número de óbitos.

Os dados, divulgados nesta quinta-feira (18), foram apresentados durante a reunião do Comitê de Crise instalado em Manaus pelo Ministério da Saúde. Além do Governo Federal, o Comitê de Crise é composto pelo governo do Amazonas, prefeituras e órgãos de saúde e de controle da pandemia.

Segundo o Ministério da Saúde, Manaus continua sendo o epicentro da pandemia no estado, e registra menores taxas de redução de novos casos (30%) e mortes (41%). O interior vai melhor, com queda de 33% em novos casos e 57% nos óbitos. O interior apresenta taxa de letalidade de 1,8, inferior à média brasileira (2,4).

As taxas espelham os resultados das ações coordenadas pelo Ministério da Saúde, no esforço de apoiar o Amazonas. “O Comitê de Crise vem atuando desde o início de janeiro, quando houve aumento de casos na região, pressionando o sistema de saúde local".

"As medidas tomadas incluem adoção de uma forte estratégia logística para o transporte e a distribuição de oxigênio para os principais hospitais de Manaus e do interior, o que permitiu a normalização da situação, com margem de segurança para o abastecimento diário. O consumo médio do gás em Manaus, hoje, é de 80 mil m3 por dia”.

Também é destacado entre as medidas, o fato de Ministério da Saúde e governo estadual terem desencadeado o projeto de instalação de usinas de geração de oxigênio nos principais hospitais. “Das 74 programadas para ser instaladas, 30 já estão em funcionamento, garantindo 30 mil m3 de oxigênio diários".

A proposta defendida pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, é reduzir a dependência da rede hospitalar e unidades de saúde do abastecimento externo. A regularização do abastecimento de oxigênio permitiu também a abertura de novos leitos clínicos e de UTI na capital amazonense.

O Amazonas já vacinou 208.040 pessoas na primeira fase da imunização contra Covid-19, o equivalente a 63,6% do total programado para esta etapa. Manaus, com mais de 110 mil vacinados, atinge 82,7% da meta, puxando o Amazonas para a primeira colocação no mapa de imunização em todo o país.

Para a segunda dose, já foram vacinados, em todo o Estado, 16,7 mil pessoas, ou 5% da meta. O estado se prepara para iniciar, na próxima semana, uma força-tarefa que tem como meta vacinar toda a população até a faixa de 50 anos. As vacinas para isso virão dos dois lotes que serão disponibilizados pelos laboratórios Butantan e Fiocruz.

20:19  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm