Itabuna terá mais dois gripários para Covid

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, determinou a instalação de dois novos gripários na Rede de Atenção Básica para atender pacientes com sintomas do novo coronavírus, assintomáticos ou com síndrome respiratória aguda grave (SRGA). Ele também orientou que as unidades funcionassem em pontos estratégicos, entre 16 e 22 horas.

A Secretaria de Saúde definiu que os gripários passarão a funcionar na Unidade Básica de Saúde Möise Hage, no bairro Lomanto Júnior, e na Unidade de Saúde da Família Renan Moreira, no Parque Boa Vista. A SRAG é uma síndrome que pode ser causada por diversas doenças, inclusive pela Covid-19.

Para abrir as novas unidades estão sendo contratados, em caráter emergencial, mais médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Outros dois gripários já estão funcionamento há 15 dias, na UBS José Maria de Magalhães Neto (antigo Sesp), no centro, e na UBS José Edites, no São Caetano, também entre 16 e 22 horas.

No resto do dia essas unidades fazem o atendimento ambulatorial. Segundo a secretária Lívia Mendes, a previsão é de que os novos gripários já estejam em funcionamento a partir de segunda-feira, 1º. Ela explica que o objetivo é reduzir a demanda por atendimento primário na UPA 24 Horas, no Monte Cristo, e nos hospitais.

A supervisora de Atenção Básica, Alessandra Lopes, informa que, para o atendimento, os profissionais de saúde estão aptos a fazer a triagem, testagem rápida, encaminhamentos para consultas ou para a UPA. “O nosso objetivo é tornar mais racional possível os serviços de urgência oferecidos na UPA 24 Horas”.

Ela pediu que, em casos suspeitos, com sintomas de gripe, tosse seca ou febre, por exemplo, a população busque atendimento imediato nos gripários, evitando o deslocamento desnecessário a outras unidades de urgência e emergência.

20:55  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm