Ilhéus inicia a exportação de níquel

O Porto de Ilhéus fez sua primeira exportação de níquel sulfetado deste ano nesta semana. O produto, garimpado pela Atlantic Nickel em Itagibá, é matéria-prima para a fabricação de baterias de carros elétricos, entre outros. No ano passado, a AN exportou 67,7 mil toneladas de concentrado de níquel pelo porto ilheense.

Este primeiro carregamento levou quase 10 mil toneladas de concentrado de níquel para o Porto de Xingang, na China. Essencial para a indústria de veículos elétricos em escala mundial, o níquel proporciona a adoção de fontes de energia alternativas à combustão, permitindo o desenvolvimento tecnológico sustentável.

Controlada pelo grupo Appian Capital Brazil, a Atlantica Nickel é a única empresa produtora de sulfetado no país e está operando há um ano e três meses na Bahia. A extração do minério em Itagibá emprega mais de 1.700 pessoas e gerou a injeção de R$ 151 milhões na economia baiana desde 2018, durante a implantação.

A companhia quer dobrar a produção com o início da operação subterrânea na Mina Santa Rita, prevista para 2028, que vai elevar o tempo de vida útil da mina de 8 para 34 anos. Cerca de US$ 355 milhões devem ser investidos nos primeiros cinco anos desta nova fase.

A Atlantic Nickel também descobriu um novo depósito com potencial significativo de níquel a 26km de distância da Mina Santa Rita, no mesmo cinturão geológico. A proximidade desta nova área, com a infraestrutura em operação, somada à viabilidade de integração logística, apontam para um futuro promissor.

14:37  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm