Filme baiano vence festival em Minas

O documentário baiano "Açucena", dirigido por Isaac Donato, foi o longa-metragem vencedor da categoria de maior destaque da Mostra de Cinema de Tiradentes, em Minas Gerais. O evento, que terminou neste fim de semana, distribuiu prêmios a mais três filmes.

"Açucena" traz para as telas a vida de uma senhora que anualmente celebra seu aniversário de sete anos e que, para tanto, conta com o envolvimento de sua comunidade. A obra disputava com seis filmes o prêmio da Mostra Aurora, ponto alto do festival por abrir espaço para diretores que lançam o primeiro ou segundo longa-metragem.

Um júri formado por críticos, pesquisadores e profissionais do audiovisual deu a vitória do trabalho de Isaac Donato. A jurada e cineasta Graciela Guarani disse que Açucena evoca uma infância ou maternidade coletiva. “Com dissonância misteriosa, estimulada a partir do cotidiano, premiamos um filme de partilha de sensibilidades”.

Em entrevista à Agência Brasil no mês passado, o coordenador curatorial do evento, Francis Vogner, já havia destacado a força do cinema baiano nesta edição. Além do documentário vencedor, estavam na disputa duas obras dirigidas por cineastas da Bahia. Vogner observou, porém, que eram trabalhos diferentes.

"Estão olhando para coisas muito diferentes. Se você me perguntar se todos os filmes estão focados nos traumas deste momento histórico, eu respondo que não. Cada um olha para um lado e se relaciona de forma diferente com esse contexto, inclusive pelo humor".

"A sensação de que o mundo está acabando, por exemplo, não é compartilhada por todas as obras. Os filmes poderiam estar monotemáticos, mas felizmente isso não tem acontecido. Eles oferecem diferentes perspectivas e mostram que o universo vai além de nossas obsessões mais pontuais".

Criada pela Universo Produções em 1998 e consolidada como responsável pela abertura anual do calendário audiovisual brasileiro, a Mostra de Cinema de Tiradentes chegou à 24ª edição com um modelo inédito. Devido à pandemia, a programação entre 22 e 30 de janeiro foi predominantemente virtual. Com Abr.

14:36  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm