Estados retomam aulas, Bahia 'enrola'

Enquanto estados como Rio de Janeiro e São Paulo reinicam as aulas nesta semana, o Governo da Bahia prorrogou, até o dia 14, a suspensão das aulas nas redes públicas e privadas. O governador Rui Costa alega que a decisão foi tomada "depois de debate com prefeitos e a Assembleia Legislativa da Bahia, por videoconferência".

“Ainda estamos vivendo um crescimento que começou no mês de novembro e o retorno das atividades escolares deve levar em conta as taxas de ocupação de leitos e de mortalidade pela Covid-19″, disse Costa. A ocupação está em 72%. No ano passado, o governador dizia que as aulas retornariam se o índice estivesse abaixo de 75%.

O governador Rui Costa confessou que até hoje não se preocupou em montar um protocolo para a volta às aulas, ao anunciar que "um protocolo único de Educação e Saúde para a volta às aulas será preparado pela Secretaria de Educação do Estado em conjunto com a União dos Municípios da Bahia (UPB) e as secretarias municipais de Educação".

O tempo necessário para montar esse protocolo indica que no dia 14 as aulas serão novamente adiadas pelo estado. Os estudantes baianos já perderam um ano letivo inteiro, que não será reposto porque o Estado "passou de ano" todo mundo sem ter uma aula sequer em 2020. Agora podem perder vários meses em 2021.

Costa disse que solicitou o levantamento dos profissionais da Educação acima de 55 anos, para que sejam incluídos nos grupos prioritários da vacinação contra a Covid-19. Porém, a definição de quais grupos são prioritários é exclusiva do Governo Federal, que ainda não se posicionou sobre os professores.

As redes do Rio de Janeiro e da capital iniciam nesta segunda (8) o ano letivo. As municipais inicialmente terão apenas ensino a distância. As aulas presenciais começam no dia 24 para os alunos da pré-escola e dos 1º e 2º anos do fundamental. As demais séries voltarão nas semanas seguintes. No estado, as aulas começam no dia 1º de março.

Em São Paulo, mais de 5 mil escolas estaduais voltam às aulas presenciais nesta segunda. A Secretaria de Educação lembrou da experiência internacional, onde as escolas fecharam por poucos meses e o ano letivo 2020 foi cumprido quase integralmente. Hoje, só o Brasil tem escolas fechadas.

13:23  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm