Emasa testa todos seus funcionários

Depois da confirmação de quatro casos de contágio pelo coronavírus, funcionários da Emasa fizeram testes rápidos na sede da empresa. Uma equipe da Vigilância Epidemiológica de Itabuna fez o serviço, que será estendido a todas as unidades da empresa municipal de saneamento.

Segundo o coordenador do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho da Emasa, Henrique Sousa, depois dos casos confirmados, há monitoramento antecipado para que a empresa possa tomar providências no tocante ao isolamento do funcionário e a sanitização dos ambientes.

Para atender o quadro de funcionários do prédio sede da Emasa, foram solicitados 40 testes rápidos. A biomédica Natália Pereira, da VE, assegura que o resultado do teste rápido é de mais de 90% correto, de acordo com o laboratório farmacêutico responsável.

“A taxa de acerto do protocolo é alta, respeitando a sensibilidade e especificidade do paciente, a exemplo de oito dias com sintomas ou contato com alguma pessoa contaminada”, ressalta. A biomédica Luara Athaly acrescenta que as imunoglobulinas IgG e IgM são anticorpos ou células de defesa.

"Elas agem na forma de resposta a antígenos presente no organismo. O IgG são células de defesa mais antigas, não requerem isolamento. Enquanto que, com a presença das células IgM, se faz necessário o isolamento e todos os cuidados com o infectado”.

20:48  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm