Dois hospitais podem entrar em greve

Depois de prometer resolver o atraso de salários dos funcionários da Maternidade Santa Helena e do Hospital São José há duas semanas, a Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, que adminsitra as unidades, ainda não fez o pagamento referente a dezembro.

Em plena pandemia do coronavirus, quando a Saúde precisa ser prioridade, os mais de 300 funcionários estão sem recber os salários de dezembro e janeiro. A Santa Casa prometeu pagar na sexta-feira passada, com o recebimento de uma verba da Prefeitura. Segundo a instituição, o município não fez o pagamento.

Na mesma sexta, em reunião com o Ministério Público e o sindicato da categoria, a secretaria de Saúde de Ilhéus prometeu repassar o dinheiro na segunda-feira, mas isto não aconteceu. Na próxima sexta vencem os salários de janeiro, que podem ser acumulados com o de dezembro.

Os funcionários já falam em entrar em greve por tempo indeterminado, o que deixaria Ilhéus sem nenhuma opção de serviços ginecológicos e pediátricos, gerando superlotação nos hospitais da vizinha Itabuna e criando despezas extras para sa famílias dos pacientes.

Apesar de receber, em dia, um volume recorde de verbas federais para a Saúde, a Prefeitura de Ilhéus ainda não repassou o pagamento de novembro pelos serviços prestados pelos hospitais da Santa Casa.

14:38  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm