"Capacete" salva vidas nos hospitais

O empresário Tomé Rosa dos Santos, de 53 anos, chegou ao Hospital Calixto Midlej Filho com falta de ar, mas caminhando. Diagnosticado com o novo coronavírus, ele foi internado em um leito de UTI mas, para evitar a intubação durante o tratamento, os médicos usaram um ventilador não invasivo em formato de capacete.

Ele vem sendo fundamental na recuperação de vários pacientes no HCMF e em outros hospitais pelo país. O coordenador da UTI Covid-19, Eric Júnior, explica que a Ventilação Mecânica Não Invasiva (VMNI) é uma importante opção para o tratamento da insuficiência respiratória aguda em pacientes da unidade.

O capacete tem um capuz que cobre toda a cabeça do paciente, feito de material transparente e macio. Usados em pacientes com quadro grave da Covid-19, os capacetes têm a função de fazer uma ventilação contínua não invasiva, em sessões de uma a uma hora e meia, por dois a três dias.

O objetivo é evitar a intubação. “A intubação no paciente com Covid-19 aumenta muito a taxa de mortalidade. Por isso, o desafio é evitar ao máximo esse procedimento. Com o uso do capacete, o objetivo também é proporcionar uma alta precoce do paciente. Esse foi o caso do paciente Tomé Rosa", conta Eric Jr.

A esposa de Tomé, Bárbara Freitas, conta que foram os 24 dias mais difíceis na vida da família e que o marido chegou aparentemente bem ao hospital. “Ele chegou aqui andando. Levei um susto enorme ao saber que teria de deixá-lo aqui internado, mesmo sabendo que ele seria bem cuidado”.

Bárbara relata que a situação ficou ainda mais tensa nos dias seguintes, com agravamento do quadro de saúde do marido. “A partir do 16º ou 17º dia, quando passou a utilizar o capacete especial, que o quadro começou a evoluir para melhoras”. Na noite de quinta-feira, ele deixou a UTI.

18:38  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm