Bahia não tem plano para volta às aulas

O secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues, se omitiu e afirmou nesta quarta-feira que "não cabe à pasta" definir quando as aulas voltarão. Segundo o Jornal das Sete, da rádio Morena FM, durante a coletiva Jerônimo se irritou ao ser perguntado sobre os protocolos para a volta às aulas e não soube responder.

O que o secretário sabe informar é que o ensino do retorno será híbrido, informação já amplamente divulgada pelo Governo da Bahia. Pelo plano, os alunos iriam à escola duas ou tres vezes por semana e teriam aulas remotas nos outros dias. Segundo Jerônimo, quem tem internet e equipamento "poderá usar".

Para quem não tem, o plano do estado é... não ter plano. Só existe a intenção de "viabilizar um meio para que a família vá até a escola ou a escola vá até a familia", diz o secretário, sem detalhar como isso seria feito. A secretaria teve um ano inteiro para encontrar uma solução, mas não encontrou.

A pouco tempo de reiniciar as aulas, Jerônimo não sabe como atender os 90% dos estudantes estaduais que não têm condições de assistir aulas online. A única providência pensada pelo secretário de Educação é "pedir apoio a sindicatos, associações, à prefeitura.”

Jerônimo pelo menos sabe que a falência de centenas de escolas particulares, depois de mais de um ano sem alunos, vai sobrecarregar a rede pública no ensino infantil e no fundamental nos municípios, e no fundamental II e no médio nas unidades estaduais. Ele admite que o estado não tem infraestrutura para absorver a demanada.

“Caso isso aconteça de forma acelerada, teremos que fazer um grande movimento de parceria entre estado e município para buscar saídas para absorver essa demanda. Nós não temos competência e escolas desse tamanho para absorver o infantil e o fundamental. Poderá sobrecarregar, e muito, creches e escolas infantis”.

18:58  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm