Augusto desmente boato de "fura fila"

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, rebateu as acusações de irregularidades na fila de vacinação contra o novo coronavírus, feitas por um integrante do Conselho Municipal de Saúde. “É claro que não procede. Itabuna está seguindo rigorosamente tudo o que determina o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde”.

Augusto disse que, num primeiro momento, estão sendo vacinados todos os profissionais de Saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid. “Num segundo momento, estaremos vacinando todos os idosos, começando com a faixa etária acima de 95 anos, seguindo de forma decrescente de idade”.

O prefeito de Itabuna também refutou à falsa informação de que familiares seus haviam sido imunizados. Augusto afirmou que isto também não procede. “Meu pai tem 95 anos. Ainda não foi imunizado, tendo em vista que, mesmo fazendo parte do grupo prioritário, a faixa etária da qual faz parte ainda não entrou no cronograma da vacinação”.

Castro disse ter consciência da responsabilidade que o atual momento exige e da gravidade da doença. "Não seria imprudente ao ponto de querer me beneficiar da situação". As denúncias também citaram o fato de os profissionais de saúde da rede privada e filantrópica terem sido imunizados em detrimento dos que atuam na Atenção Básica.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes, lembrou que os profissionais fazem parte do grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde. Quanto aos agentes, desde o início da pandemia eles não estão tendo acesso às residências das famílias e, portanto, não fazem parte da linha de frente de combate à Covid-19.

“Posteriormente, estes profissionais serão incluídos no grupo de prioritários”, disse Lívia. Ao referir-se ao questionamento quanto à transparência na divulgação da lista das pessoas que foram imunizadas, a secretária afirmou que qualquer cidadão pode ter acesso a esta informação, acessando o portal do Ministério da Saúde.

0:03  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm