Seguro DPVAT não será cobrado em 21
O Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) decidiu que o DPVAT não será cobrado em 2021. Seguro obrigatório no licenciamento de veículos, ele acumulou tanto dinheiro que pode bancar todas as operações do próximo ano e ainda ter sobras.
O DPVAT é um seguro obrigatório, usado para indenização de vítimas de acidentes de trânsito. Com a decisão, o seguro continua existindo, mas o motorista não precisará pagar em 2021. Uma eventual decisão sobre 2022 ainda terá que ser tomada pelo conselho.
No ano passado, o presidente Jair Bolsonaro tentou extinguir a taxa, que arrecada dez vezes mais do que paga a quem sofreu acidentes. Pressionado, o grupo que controla o seguro reduziu os valores de 2020 em 68% para carros e 86% para motos. Mesmo com a redução, sobra dinheiro.
O conselho também decidiu que a Superintendência de Seguros Privados deve destituir a empresa Líder e contratar outro operador para o DPVAT. O Tribunal de Contas da União determinou que a Susep e o Conselho garantam a continuidade da operação do DPVAT em 2021.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
