Secretário de segurança é afastado

Último estado a criar uma delegacia contra a corrupção, somente depois de muita pressão da imprensa, e um dos mais violentos do país, a Bahia chegou ao fundo do poço na segurança pública. Por ordem do ministro Og Fernandes, do STJ, o secretário de segurança pública da Bahia, Maurício Barbosa, foi afastado do cargo.

O STJ ordenou busca e apreensão em sua casa e no gabinete oficial. Maurício foi afastado do cargo por um ano, proibido de entrar na SSP-BA e de falar com os servidores do órgão. O STJ considera que Maurício vendia decisões para livrar criminosos da cadeia e proteger investigados.

O STJ também acusou a delegada Gabriela Macedo, chefe de gabinete de Maurício, por vazar informações sigilosas para os investigados pela Operação Faroeste antes que ela tivesse iniciado, facilitando a eliminação de provas. Um dos beneficiados foi o falso cônsul da Guiné-Bissau, Adailton Maturino, considerado chefe do esquema.

Além disso, Gabriela seria responsável pelo transporte sigiloso das jóias de Carlos Rodeiro, outro alvo da Faroeste. Diante do vexame de ver o secretário de segurança, há 9 anos no cargo desde a primeira eleição de Rui Costa, o Governo do Estado soltou uma nota lacônica, de um parágrafo, apenas dizendo que vai "aguardar a citação".

18:02  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm