PF prende fraudadores do INSS na Bahia

A Polícia Federal e a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia deflagraram nesta quarta (2) a Operação Cucurbitum, para desarticular uma organização criminosa especializada em fraudar benefícios previdenciários e assistenciais na Bahia e em outros estados.

Foram cumpridas 11 medidas judiciais, sendo dois mandados de prisão preventiva e nove de busca e apreensão, todos em Jeremoabo, a 380 km de Salvador. Segundo a PF, a quadrilha atuava desde 2017, usando documentos falsos para criar pessoas fictícias com o objetivo de obter benefícios previdenciários e assistenciais fraudulentos.

A maioria era do Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago pelo INSS, no valor de um salário mínimo, a pessoas com mais de 65 anos ou portadores de deficiência. A fraude ocorria com a colaboração de pessoas que, com a documentação falsa, se apresentavam nas agências do INSS e conseguiam sacar os valores.

“O valor do prejuízo estimado com as fraudes já supera os R$ 10 milhões, relativos a cerca de 150 benefícios previdenciários / assistenciais suspeitos, números estes que muito provavelmente aumentarão com o avançar das investigações e a identificação de outras fraudes”, disse a PF em nota.

Os envolvidos responderão por diversos crimes, dentre eles integrar organização criminosa, estelionato previdenciário, falsificação de documento público, uso de documento falso, dentre outros. As penas para esses crimes somadas podem chegar a mais de 25 anos de prisão. (Abr)

19:41  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm