HMN tem cirurgia inédita na região

O Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, comemora o sucesso de sua primeira cirurgia ortopédica pediátrica. Uma criança de dois anos, que já recebeu alta, nasceu com defeito no encaixe entre o fêmur e o osso do quadril. A reparação, de alta complexidade, foi feita pelo ortopedista pediátrico Gustavo Bahia.

Na cirurgia de 4 horas, atuaram com ele os médicos Antônio Gonçalves e Rafael Garcia. O menino foi liberado dois dias depois e em 60 dias deve estar plenamente recuperado. Gustavo Bahia explica que esta foi a primeira de duas cirurgias. Nesta, o encaixe do osso foi corrigido no lado esquerdo.

A segunda, no lado direito do quadril, será feita daqui a seis meses. Depois das duas, o menino terá todos os movimentos normais. A displasia de quadril é uma doença genética, que pode ser diagnosticada no nascimento. Quando isso acontece, é possível tratar sem cirurgia.

Bahia conta que esta cirurgia é inédita no sul da Bahia, porque não havia especialistas em ortopedia pediátrica na região. “Agora temos um médico da especialidade e a Santa Casa conta com toda a estrutura, com centro cirúrgico completo e UTI pediátrica”.

Gustavo Bahia alerta que, caso não seja feito a correção do quadril da criança a tempo, a pessoa pode crescer com dificuldades de movimentos, que podem atrapalhá-la nas atividades cotidianas, como trabalhar e estudar. “Porque a cabeça do fêmur, que está fora do lugar, vai morrendo. Isso vai gerar uma artrose precoce".

22:49  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm