Federal combate fraudes em Juazeiro

A Controladoria-Geral da União e a Polícia Federal executaram nesta quarta-feira a Operação Efeitos Adversos. O alvo são empresas de um mesmo grupo familiar que venciam licitações usando fraudes, depois desviavam verbas de diversos programas federais de compra de medicamentos em Juazeiro.

As irregularidades foram identificadas em 2019 pela fiscalização da CGU na Prefeitura. Ela descobriu que esse grupo de empresas concorriam entre si nas licitações de remédios, garantindo que os produtos seriam comprados por preço maior que o normal.

Juntas, elas firmaram contratos com 28 municípios baianos, entre 2013 e 2018, tendo recebido cerca de R$ 34 milhões. Desses municípios, três foram fiscalizados pela CGU. O esquema também foi verificado em na Prefeitura de Petrolina, Pernambuco, que é colada a Juazeiro.

A Operação Efeitos Adversos cumpriu 14 mandados de busca e apreensão em empresas, residências e órgãos públicos de Juazeiro e Petrolina, além de 4 mandados de prisão temporária. O prejuízo, apenas nos quatro municípios já fiscalizados, chegou a R$ 1,8 milhão.

Juazeiro conta com 77 estabelecimentos de saúde vinculados ao SUS, para atender 216 mil pessoas. Nos últimos anos, o atendimento vem piorando, principalmente pela infraestrutura defasada, aparelhos quebrados, superlotação; falta de médicos, materiais e remédios.

22:50  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm