Estado reabre UTIs por alta da Covid

O aumento na ocupação de leitos para pacientes com Covid-19 levou a Secretaria da Saúde da Bahia a reabrir vagas de UTI em quatro hospitais. Em Salvador, o Instituto Couto Maia foi reforçado com 20 leitos e outros 20 serão abertos no Hospital Espanhol até o final de semana.

leitos uti covid

No norte baiano, em Juazeiro, a capacidade foi ampliada em 10 vagas. Em Porto Seguro, já houve a determinação para que 10 leitos sejam destinados a pacientes com Covid-19 e em Feira de Santana outros 10 leitos estão sendo destinados a eles.

A Prefeitura de Salvador também aumentou a capacidade dos Hospital Municipal oferecendo mais 10 leitos de UTI e 10 clínicos. Eles se somam às outras 10 UTIs adulto e 14 pediátricas já funcionando na unidade. A Secretaria Municipal da Saúde prevê ainda a implantação de 20 UTIs no Hospital de Referência do Itaigara.

Segundo o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, se necessário o Hospital Espanhol pode chegar a 80 novos leitos. “Estamos vendo um aumento do número de notificações da Covid-19 e de internações. Precisamos continuar tomando todas as medidas de prevenção, como evitar aglomerações e o uso de máscaras".

O secretário reforça que o cenário hoje é mais crítico que o vivido em junho e julho. “Pela primeira vez, todas as regiões da Bahia estão com número alto de incidência, internação e ocupação de leitos. A sobrecarga no sistema é muito maior, uma vez que outros problemas como acidentes de trânsito também aumentaram”.

O Governo da Bahia também abriu processo de compra de 100 ultrafreezers, que podem chegar a -80°C, para que o estado possa comprar as vacinas da Pfizer e da Moderna, casos elas estejam disponíveis antes das outras. A ideia é instalar o equipamento nas maiores cidades.

18:29  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm