Estado reabre leitos e faz testagem

O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, anunciou nesta segunda-feira (7) novas medidas do Governo do Estado para o enfrentamento da Covid-19. Está prevista a reabertura de 170 leitos de UTI, sendo 130 na capital. Também será ampliada a testagem e instituídos protocolos de segurança para o verão.

covid utis reabertas

Os leitos de UTI serão abertos nos hospitais Espanhol (80), Ernesto Simões (30) e Couto Maia (20) e atenderão pacientes da capital e do interior. Além dos leitos da capital, a Sesab vai reabrir UTIs em Porto Seguro (10), Juazeiro (10) e Feira de Santana (20). Dos 170 leitos de UTI Covid-19 programados, 50 já foram abertos.

“Ao longo das últimas semanas, tem sido possível notar o aumento consistente no número de casos novos da Covid-19 no território estadual, com a consequente elevação nas taxas de ocupação hospitalar para além do considerado seguro”, afirmou o secretário.

Em outra frente, kits de coleta estão sendo distribuídos para todos os municípios fazerem busca ativa de pessoas infectadas. O Laboratório Central da Bahia (Lacen) recebeu um novo robô de extração de RNA e equipamentos que serão instalados a partir desta terça, ampliando a capacidade para 6 mil mil testes diários.

No verão, época em que o estado recebe muitos turistas, o estado decretou a proibição de shows e música ao vivo, a restrição do acesso de ônibus de turismo às praias, a delimitação dos espaços públicos de bares e restaurantes e o estímulo para ocupação de áreas ao ar livre ao invés de fechadas.

A Bahia registrou, apenas neste fim de semana, mais 6.300 novos casos de Covid, levando o total de ativos para 11.736, e 58 mortes. São 8.418 desde o início da pandemia. Em Ilhéus, os casos ativos subram de 200 para 239, com 48 internados em UTI e 263 mortos.

Em Itabuna, a Prefeitura promoveu uma irresponsável bicicleata no domingo, infringindo o decreto estadual sobre eventos. Os casos ativos, que eram 507 no sábado, subiram para 556 no domingo, sendo 19 internados em UTI. Já as mortes passaram de 349 para 356.

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, foi internado na manhã desta segunda-feira, 7, para operar um joelho.

21:10  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm