Detran tinha quadrilha para multas
Nessa quarta-feira (9) o Ministério Público da Bahia deflagrou a Operação Deletrius, para desarticular uma quadrilha especializada no cancelamento de multas no sistema digital do Detran. O prejuízo estimado para os cofres públicos, entre janeiro de 2019 e novembro deste ano, é de cerca de R$ 2 milhões.
Foram cumpridos 5 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Criminal Especializada de Salvador, nos bairros Costa Azul, Caminho das Arvores e Stiep. O objetivo foi coletar documentos, equipamentos eletrônicos, celulares, computadores, apontamentos e bens associados ao crime.
A notícia das fraudes foi encaminhada ao MP pelo Detran, que colabora com as investigações. A quadrilha contava com a participação de funcionários do Detran em troca de propina. Os investigados inseriam dados falsos no sistema para cancelar as infrações de trânsito, cobrando como propina 10% do valor devido.
Em setembro, após seis meses de apuração da Corregedoria do Detran, o órgão enviou ao Ministério Público as informações sobre indícios de fraudes praticadas por quatro agentes públicos. Eles aproveitavam a realização de leilões, onde os veículos são liberados livres de dívidas, para inserir os dados falsos.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
