Desapropriações ajudam o Porto Sul

Um novo passo foi dado para a construção do Porto Sul em Ilhéus. Um grupo de 18 famílias da zona rural do Itariri chegou a um acordo de desapropriação amigável com o Estado da Bahia, referente à área necessária para o complemento do projeto logístico.

O pagamento das indenizações de forma extrajudicial foi uma reivindicação feita pela Defensoria Pública. Na quarta-feira foram assinadas três escrituras públicas de desapropriação amigável, com previsão de pagamento em 30 dias. A defensora pública Cristiane Barreto atuou no caso com a colega Fabianne de Oliveira.

Cristiane conta que foram feitos estudos nas áreas afetadas, com laudos de avaliação das propriedades. Para ela, a negociação dos valores foi positiva para ambos os lados. A desapropriação amigável permite resolver a questão de forma mais rápida, com menos custo e desgaste. Além disso, costuma ser mais justa.

O projeto Porto Sul será construído pela Bahia Mineração (Bamin) em terreno oferecido pelo estado. O terminal marítico vai ampliar o corredor logístico da Bahia com a integração das regiões oeste e sul do estado, possibilitando a saída de produtos como minério de ferro e grãos do oeste baiano através da Fiol.

18:54  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm