Arboviroses já caíram 90% em Salvador
A Prefeitura de Salvador continua fechando o cerco contra o Aedes aegypti. O intenso trabalho do Cento de Controle de Zoonoses (CCZ) resultou em uma redução de 90% nas notificações para dengue, zika e chikugunya. No ano passado foram 1.348 ocorrências em novembro. Em 2020, 126 casos foram notificados no mesmo período.
Para conter o avanço das arboviroses, a Secretaria Municipal da Saúde deflagrou ações de campo durante os sete dias da semana. Além disso, as equipes CCZ fizeram inspeção e bloqueio espacial com borrifação de inseticida, para eliminar os mosquitos na fase adulta, nos locais mais críticos.
“Iniciamos o ano de 2020 com um aumento de mais de 1.000% nos casos de dengue, zika e chikungunya na cidade. Para completar, com a chegada da pandemia, os agentes de combate às endemias ficaram impossibilitados em realizar as visitas domiciliares”, afirmou Leo Prates, secretário municipal da Saúde.
“Diante desse cenário desafiador, mapeamos os locais com surtos e intensificamos a aplicação do fumacê. Também implementamos horas extras para equipes de campo todos os dias da semana, além de destacar equipes exclusivas para atendimento rápido das demandas recebidas do Fala Salvador 156”.
Mesmo com a redução significativa de casos das arboviroses, a SMS mantém as ações de enfretamento ao mosquito com mutirões de limpeza em bairros prioritários, abertura de imóveis fechados ou abandonados com auxílio de um chaveiro, inspeção de praças, logradouros públicos e pontos turísticos.
“Esse é um período bastante propício para proliferação do mosquito por isso não podemos baixar a guarda. Por isso estamos redobrando os atendimentos das ações que já fazíamos como bloqueios ampliados, além dos atendimentos via Ouvidoria pelo 156," explica Andréa Salvador, coordenadora do CCZ.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
