Varejo vende mais no Brasil e na Bahia

De janeiro a setembro de 2020, o varejo conseguiu reverter o impacto da pandemia e agora registra estabilidade (crescimento zero), depois de seis meses negativo. As vendas no comércio cresceram 0,6% em setembro frente ao mês anterior, o que representa a quinta alta mensal consecutiva do setor desde maio.

No acumulado do ano, o setor conseguiu se recuperar e equilibrar as perdas da pandemia do novo coronavírus. Os dados constam da PMC (Pesquisa Mensal de Comércio), divulgada pelo IBGE nesta quarta-feira (11). Apesar do ritmo de crescimento, o resultado de setembro aponta uma desaceleração.

Ele é menor que os de agosto (3,1%), julho (4,7%), junho (8,7%) e maio (12,2%). Isso se explica pela necessidade maior de consumo logo depois da reabertura do comércio e pode ainda ter relação com a espera pela Black Friday e a diminuição do auxílio emergencial de R$ 600 para R$ 300.

Na comparação com setembro de 2019, o comércio foi muito bem e cresceu 7,3%. Na comparação com o trimestre anterior, foi registrada uma alta de 17,2%, o recorde da série histórica iniciada em 2000. Na Bahia, os números foram semelhantes, com 7,1% sobre setembro de 2019 e 0,8% frente a agosto.

Quatro dos oito segmentos que compõem o indicador do volume de vendas na Bahia foram positivos: Móveis e eletrodomésticos (51,3%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (17,9%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (8,1%) e Combustíveis e lubrificantes (5,7%).

O comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de Veículos, motos, partes e peças e de Material de construção apresentou crescimento de 3,9% nas vendas, em relação à igual mês do ano anterior. No acumulado dos últimos 12 meses, porém, a variação foi negativa em 5,9%.

Em relação a Material de construção, as vendas no mês de setembro foram positivas em 30,2%, na comparação com o mesmo mês de 2019. Já o segmento Veículos, motos, partes e peças registrou queda de 13,9% nas vendas em setembro de 2020 sobre o ano anterior.

21:38  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm