Romance resgata Ferrovia Bahia/Minas
O jornalista e escritor João Roberto Laque está lançando "Marina, as Marias e o Mar", obra que usa as peripécias amorosas da adolescente Marina para contar a história da Ferrovia Bahia&Minas e traçar um panorama do cotidiano nas cidades do extremos-sul da Bahia e nordeste de Minas Gerais nos anos 1950 e 1960.
Inspirado na música Ponta de Areia, de Milton Nascimento e Fernando Brant, o livro oferece fascinantes viagens pelo trajeto do trem que, por 85 anos, ligou Minas ao porto, ao mar da Bahia. Laque também é autor de "Pedro e os Lobos – Os Anos de Chumbo na trajetória de um guerrilheiro Urbano", livro-reportagem finalista do prêmio Jabuti 2010.
“Existe hoje um movimento pela volta dos trens de passageiros no Brasil e, mais especificamente, pela ressureição da Bahia&Minas. Afinal, quando esta estrada de ferro foi extinta pelo governo militar em 1966, muitas cidades ao longo de seus 578 quilômetros ficaram estagnadas e permanecem assim até hoje".
Além de abordar a ferrovia, o romance traz alguns temas pouco abordados pela historiografia baiana. “Na minha narrativa estão também a batalha entre os Pataxós e os pescadores da Ponta de Corumbau, de 1951 e o naufrágio do luxuoso paquete italiano Principessa Mafalda nas águas do arquipélago de Abrolhos, em 1937".
Lançado incialmente no formato e-book, "Marina, as Marias e o Mar" concorre ao Prêmio Kindle de Literatura de 2021. O livro está disponível no site da Amazon e tem mais detalhes em www.marinamariasmar.blogspot.com
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
