Político reage à pesquisa em Itabuna
A primeira pesquisa sobre as eleições em Itabuna registrada e liberada pelo TRE-BA causou reações irritadas de candidatos que não aparecem bem. O médico Antonio Mangabeira (foto) soltou um novo spot da campanha eleitoral em que questiona e ataca a pesquisa.
O spot chama o levantamento de "suposts pesquisa", "duvidosa", "au gusto do cliente", uma referência ao candidato Augustro Castro, que lidera a intenção de votos. A afirmação ofende não só o candidato, como o instituto Gasparetto Pesquisas, um dos poucos que nunca errou resultados de eleições na cidade.
As afirmações podem dar dor de cabeça a Mangabeira junto ao TRE, já que a pesquisa, além de registrada e aprovada pelo Tribunal Regional Eleitoral, onde foi registrada sob o nũmero BA05162/2020, foli liberada por ele mesmo com uma ação de José Nilton Azavedo tentando barrar sua divulgação, negada.
A pesquisa da Gasparetto Pesquisas e Estatísticas mostra o candidato Augusto Castro (PSD) liderando a intenção de votos com 31,82%, seguido de José Nilton Azevedo (PL) com 15,73%, Fernando Gomes (PTC) com 13,91%, Antônio Mangabeira (PDT) com 9,64% e Geraldo Simões (PT) com 4,82%.
Doutor Isaac Neri (Avante) tem 3,55% e a atual vereadora Charliane Souza (MDB), 3,18%. Pedro Eliodoro (UP) e Professor Max (PSOL) têm 0,36%. As últimas colocações são divididas entre Edmilton Carneiro (PSDB), com 0,18%, e Alfredo Melo (PV), com 0,09%.
A pesquisa foi presencial, ouviu 1.100 pessoas entre os dias 3 e 6 de novembro e tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3%. Segundo o levantamento, Augusto também se beneficia da baixa rejeição, bem menor que a de Gomes e Simões.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
