PF faz maior operação contra tráfico

A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira uma mega operação contra o tráfico internacional de drogas e a lavagem de dinheiro com 215 mandados judiciais e a apreensão de R$ 400 milhões em bens de pessoas ligadas ao narcotráfico.

A Operação Enterprise também resultou em uma das maiores apreensões de cocaína da história nos portos brasileiros, 50 toneladas, de uma organização criminosa especializada no envio da droga para a Europa. A PF sequestrou aeronaves, imóveis, armas, dinheiro e veículos de luxo.

A PF conta que a investigação durou mais de dois anos e as 50 toneladas de cocaína foram apreendidas em portos do Brasil, da Europa e da África. A apuração foi iniciada a partir da apreensão, em setembro de 2017, de 776 quilos de cocaína com destino a Antuérpia, na Bélgica, embarcadas no porto de Paranaguá (PR).

A investigação apurou a existência de um esquema milionário em que eram usados laranjas e empresas de fachada com ativos milionários no Brasil e no exterior para dar aparência lícita ao dinheiro vindo do tráfico, a maior parte exportado do Brasil para a Europa pelos portos de Santos e Paranaguá.

Cerca de 670 policiais federais e mais 30 servidores da Receita Federal cumpriram 149 mandados de busca e 66 de prisão no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Bahia e Pernambuco. Todos expedidos pela 14ª Vara Federal de Curitiba.

Foram expedidas, ainda, ordens para a Interpol prender oito investigados que estão no exterior, bem como a identificação e sequestro de bens em outros países, no caso a Espanha, Colômbia, Portugal e Emirados Árabes Unidos.

18:49  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm