Pesquisa diz quem lidera em Itabuna

A empresa Gasparetto Pesquisas e Estatísticas apresentou no final da tarde deste sábado, 7, pesquisa que apura intenções de voto em Itabuna para prefeito. O candidato Augusto Castro (PSD) é líder absoluto, com 31,82% na pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes dos candidatos.

Em segundo lugar, com menos da metade das intenções de votos para o primeiro colocado, aparece José Nilton Azevedo (PL), com 15,73%. Na terceira colocação, o candidato à reeleição Fernando Gomes (PTC), com 13,91%, seguido por Antônio Mangabeira (PDT) com 9,64% e Geraldo Simões (PT), com 4,82%.

Doutor Isaac Neri (Avante) tem 3,55% e a atual vereadora Charliane Souza (MDB), 3,18%. Os candidatos Pedro Eliodoro (UP) e Professor Max (PSOL) têm 0,36%. Nas últimas colocações estão Edmilton Carneiro (PSDB), com 0,18%, e Alfredo Melo (PV), com 0,09%.

A pesquisa eleitoral presencial, registrada no TSE sob o número BA-05162/2020, ouviu 1.100 pessoas, entre os dias 3 e 6 de novembro. Ela tem nível de confiança de 95% e margem de erro de 3%.

“Eleitoralmente falando, Augusto Castro lidera em todos os critérios e tem a menor taxa de restrição/rejeição”, diz em seu relatório o sociólogo Agenor Gasparetto. “Em suma, a situação se encaminha para a eleição do candidato Augusto Castro. Sua principal vantagem está na sua menor taxa de restrição/rejeição”.

O candidato José Nilton Azevedo tentou impedir a divulgação da pesquisa, mas sua ação foi rejeitada pela Justiça Eleitoral. O juiz Antônio Carlos de Moraes afirmou que “os elementos acostados pela representante não logrou êxito em demonstrar a caracterização de irregularidade na pesquisa eleitoral em questão".

Uma outra pesquisa, atribuída à IPO, é falsa. O Instituto de Pesquisas de Opinião (IPO) denunciou que a pesquisa divulgada em Itabuna como feita por ele é falsa. "O IPO é uma empresa de pesquisa que não realiza publicação de pesquisas eleitorais".

"Alertamos que essa divulgação criminosa, além de enganar a população, faz associação indevida com o nome do IPO – Instituto Pesquisas de Opinião", diz em nota. A pesquisa falsa alegava que o atual prefeito, Fernando Gomes, estaria na frente. A informação, falsa, destoa de outros levantamentos.

19:10  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm