MInistro anuncia leilão da Ferrovia Oeste/Leste

O Ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, anunciou em sua conta no Twitter que o Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou, nesta quarta (11) a publicação do edital para a licitação da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), no trecho baiano, de Caitité a Ilhéus.

Com a liberação do TCU o Governo Federal vai fazer o leilão da concessão deste pedaço da ferrovia, o principal. O vencedor vai concluir a obra, que foi iniciada em 2011, paralizada no governo Dilma e retomada no de Jair Bolsonaro. A empresa também vai implantar o sistema de comunicação e a sinalização.

A Fiol foi pensada para o transporte de minério da Bamin para o futuro Porto Sul, em Ilhéus, mas o governo ampliou sua utilidade prevendo seu uso também para soja, grãos e algodão do oeste baiano e até passageiros no futuro. O minstro agradeceu ao relator Aroldo Cedraz e ao colegiado do TCU.

"Agora vamos correr p/ publicar o edital ainda esse ano e já bater o martelo no 1º trimestre de 2021. Trecho 1 da #FIOL vai de Caetité a Ilhéus e atenderá à produção mineral. Após 12 anos, será o Governo @JairBolsonaro o responsável por destravar o + importante projeto de infraestrutura do estado", disse no Twitter.

21:40  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm