Itabuna prevê colapso sem mais UTIs
Itabuna quer pelo menos mais 35 leitos de UTI para combater o aumento do coronavirus na cidade depois do fim das eleições. O secretário de Saúde Emerson Oliveira deve encaminhar o pedido ao Governo do Estado e ao Ministério da Saúde, já que é o Governo Federal quem banca as UTIs.
Os casos de covid em Itabuna despencaram a partir do início da campanha eleitoral, de 2.700 para 210. Assim que as eleições acabaram, voltaram a crescer e hoje estão em 234. No domingo os 23 leitos de UTI disponíveis estavam ocupados, sem nenhum livre. Itabuna tinha 33 leitos para Covid, mas perdeu 10.
Nesta segunda 10 foram desocupados, depois que mais duas pessoas morreram e oito tiveram melhora no quadro clínico e passaram para os leitos semi-intensivos. Existe preocupação crescente com as festas de final de ano, mesmo com o Governo do Estado declarando que vai proibir festas.
O governador Rui Costa já tinha liberado eventos "até 200 pessoas", mas é obviamente impossível fiscalizar o número de pessoas em cada um, o que levou aos abusos e completo descontrole. Itabuna e outras cidades têm visto bares lotados e festas com centenas de pessoas. Só a proibição total de eventos pode resolver.
A prefeita de Porto Seguro já tinha liberado festas para 4 mil pessoas e o novo prefeito, Jânio Natal, afirma que, assim que tomar posse, à 0 hora do dia 1, assina decreto liberando eventos em todos os estabelecimentos da cidade, que pode sofrer o colapso da Saúde nas primeiras semanas de 2021.
O governador Rui Costa acabou dando a deixa para quem quer fazer eventos com aglomeração ao dizer que não tem como controlar festas nas praias e que a proibição será fiscalizada apenas em estabelecimentos. Só na segunda-feira a Bahia teve mais 1.418 casos e 21 mortes por Covid-19.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
