Itabuna alerta para a Doença de Haff

Depois da Secretaria de Saúde da Bahia, agora é a de Itabuna que está alertando para a Doença de Haff, que vem crescendo no estado e tem ligação com o consumo de peixes. A secretaria vem orientando os médicos do município a identificar a doença com rapidez.

Ela se caracteriza por uma dor fortíssima, que acontece de repente, aliada a rigidez muscular, dor no peito, falta de ar, dormência e perda de força em todo o corpo, além da urina ficar com cor de café. A doença de Haff causa a ruptura de células musculares sem explicação alguma.

Ela é associada a um aumento da enzima CPK, derivado do consumo de pescados, em especial o peixe “olho de boi”. A doença pode evoluir rapidamente para insuficiência renal e a morte. Os municípios de Entre Rios, Camaçari e Salvador já confirmaram pacientes com a doença. Por enquanto 9 estão em tratamento.

Se voce sentir esses sintomas, deve procurar um médico de imediato. Os profissionais de saúde devem observar a cor da urina e iniciar uma hidratação num prazo de 48 a 72 horas. Também deve ser evitado o uso de antiinflamatórios.

20:02  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm