Gov. Federal aposta nos poços solares
O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), está instalando poços artesianos para levar água de qualidade a moradores de zonas rurais afetadas pelas secas no semiárido nordestino.
Em lugares onde a rede elétrica não está próxima, o Governo Federal tem utilizado painéis de energia solar e placas fotovoltaicas para fazer funcionar as bombas. Desde 2019, 300 unidades solares foram contratadas em Pernambuco (89), Ceará (98), Piauí (40) e Bahia (73), e já vêm sendo instaladas.
O investimento, via emendas parlamentares, é de R$ 8,2 milhões. Com a ação, milhares de pessoas serão atendidas e poderão utilizar a água para o consumo, criação de animais e agricultura de subsistência. De acordo com o ministro Rogério Marinho, o objetivo é garantir a segurança hídrica da população que mais precisa no Nordeste.
“Por orientação do presidente Jair Bolsonaro, temos superado os desafios para fazer a água, que é um bem tão precioso, chegar no semiárido nordestino. É um compromisso do Governo Federal e estamos empenhados, com estas e outras obras, em fazer com que essas famílias superem essa situação da seca que afeta a região há muito tempo”.
Para o agricultor familiar Leandro de Brito, de Calumbi (PE), a chegada da água com os poços a energia solar é um alento para mais de 30 famílias. “Esse poço tem grande utilidade. A vazão é muito grande, é uma água boa e já estamos até dando para os nossos animais beberem. Estamos muito satisfeitos”.
"A parceria e o apoio do MDR estão sendo fundamentais para o sucesso dessas intervenções de resultado imediato no nosso seminário nordestino brasileiro, proporcionando a esses cidadãos uma infraestrutura hídrica para acesso à água", destaca o diretor-geral do DNOCS, Fernando Leão.
Além dos poços que funcionam com energia solar, o Governo Federal já entregou outras 1.074 unidades que utilizam a energia elétrica no Semiárido. Eles estão na Bahia (367), no Rio Grande do Norte (199), no Piauí (114), em Alagoas (48), em Sergipe (70), em Pernambuco (148), no Ceará (55) e no norte de Minas Gerais (73).
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
