Com descaso, Covid explode na Bahia

Durante a campanha eleitoral, alertado pela imprensa sobre o abuso dos candidatos, que promoviam atos de campanha com aglomerações, o governador Rui Costa (PT) alegou que não podia proibir. Na mesma época, liberou eventos com até 200 pessoas, apesar de advertido de que seria impossível fiscalizar.

O resultado hoje é a explosão da covid na Bahia, que passou de pouco mais de 800 casos na semana passada para alarmantes 3.123 novos casos em apenas 24h nesta quarta. Pela primeira vez em alguns meses, o número diário de novos infectados é maior que o de curados (2.455).

Nos últimos dias o número de mortos por dia tembém tem sido alto, 22 nesta quarta. Isso leva o total de óbitos, desde o início da pandemia, para 8.165, a maioria em Salvador, Itabuna e Ilhéus. É o equivalente a perder toda a população de Iramaia, Lamarão, Candeal, Elisio Medrado ou Itamari. Mais que Lajedinho e Lajedão somadas.

Itabuna serve de exemplo para o descaso dos governantes. Para ajudar os candidatos, inclusive o prefeito Farnando Gomes, que tentou a reeleição mas passou vexame com uma votação mirrada, a Prefeitura ignorou centenas de atos com aglomeração e a situação só não foi pior porque o juiz Antonio Carlos de Moraes proibiu os atos no final.

Mesmo assim, o número de casos de covid, que estava em 214 na véspera da eleição (14 de novembro), subiu para 250 nesta quarta, elevando o total para 14.135 confirmados. A cidade, que hoje só conta com 20 leitos de UTI para o coronavirus, está com 19 deles ocupados, com mais 10 pacientes em leito clínico e 341 mortos.

Ilhéus segue o mesmo padrão. Depois das eleições os casos, que estavam diminuindo, voltaram a aumentar e nesta quarta estavam em 133, contra 114 na véspera. Existem 37 pacientes internados em leitos de UTI e o número de óbitos está em 260. As duas cidades perderam 601 habitantes para a Covid.

20:12  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm