Chuva assusta e atormenta Itabuna
Itabuna sempre teve problemas quando chove muito. A canalização pluvial do centro é estreita, feita nos anos 60 do século passado. A população joga lixo nas ruas e a prefeitura não mantém a limpeza dos bueiros nem dos canais, abandonados há anos e também repositório do lixo dos moradores.
O resultado são alagamentos como os vistos nesta segunda-feira. O Corpo de Bombeiros trabalhou a madrugada inteira ajudando moradores ilhados, com as casas cercadas de água. Uma árvore precisou ser retirada da rua de acesso ao Hospital Calixto Midlej, derrubada pelos ventos fortes.
A Defesa Civil tinha registrado, até a tarde de segunda, 105 ocorrências, incluindo o desabamento de uma casa e vários deslizamentos de terra. Várias quedas de energia na rede da Coelba foram registradas e o Pontalzinho ficou sem luz um tempo maior, por causa da árvore na entrada do hospital.
Os 97 mm de chuva em 24 horas, sendo 85 mm em apenas 5 horas, tinham sido previstos pelo Inmet e o centro de meteorologia da Marinha. A chuva transformou ruas em rios, arrastou vários carros, danificou casas e inundou outras, estragando móveis e eletrodomésticos.
A Rua Água Branca, no bairro São Roque, foi tomada pelo água depois que o riacho que corta o local subiu mais de 3 metros e invadiu as casas no domingo à noite. Na Rua São Sebastiãoo, uma das entradas do bairro de Fárima, a calçada sumiu e o que era passagem virou rio, invadindo a igreja e as casas até a praça.
Locais que sempre alagam por falta de manutenção dos bueiros e da rede pluvial cumpriram a sina, como as avenidas Cinquentenário, J.S. Pinheiro, Ilhéus, Manoel Chaves, Félix Mendonça, Itajuípe e Juracy Magalhães. A passagem dos carros virou loteria, assim como na Avenida Bionor Rebouças, interditada por várias horas.
O rastro de destruição do temporal podia ser visto nos bairros de Fátima, Califórnia, Santa Inês, Santo Antônio, Pontalzinho, Sarinha, Jaçanã, Nova Itabuna, Ferradas, Jaçanã, Antique e Santa Inês. O Condomínio Habitacional São José foi isolado pelas águas e os moradores impedidos de entrar ou sair.
As chuvas que têm caído sempre à noite e de madrugada devem continuar durante esta semana, segundo as previsões do Climatempo e do Inmet.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
