Campanha valoriza os livros nacionais

Escritores, editoras e livreiros se uniram em uma campanha para valorizar a literatura brasileira. Ela vai incentivar as pessoas a consumir mais os livros nacionais em dezembro, na Semana do Compre um Livro Nacional. A campanha, que acontece de 1 a 8 de dezembro, tem como embaixadora a autora Rô Mierling (foto).

Além de já ter sido publicada por editora brasileira, ela é autora da HarperCollins, uma das maiores casas editoriais do planeta. O professor e escritor Francisco Ferreira e a publicitária Jessica Galiano, ambos do Rio de Janeiro, são os idealizadores do projeto, que conta com mais duas coordenadoras e mais de cem multiplicadores.

São amantes da leitura que trabalham como escritores, jornalistas, influencers digitais, leitores e profissionais da escrita, que abraçaram a iniciativa voluntariamente. O objetivo é valorizar uma das maiores riquezas culturais do país, que são os seus escritores e os livros brasileiros.

Já para a semana do evento, os organizadores celebram a marca de quase 100 inscrições de autores independentes, editoras e livreiros apenas nos primeiros três dias. O projeto surgiu a partir de postagens de escritores que reclamavam sobre a ausência do agente literário no Brasil.

Trata-se de um profissional que leva os originais de livros e roteiros para as editoras e produtoras. De acordo com Ferreira, esse profissional pouco atua no país, pois não há interesse do mercado em publicar autores nacionais.

“Através da campanha vamos mudar essa lógica que prestigia a literatura estrangeira".

Os interessados em participar ou apoiar o evento podem entrar em contato pelo Instagram @campanha_livro_nacional ou do e-mail semanadocompreumlivronacional@gmail.com

19:00  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm