ACM Neto reurbaniza a orla de Itapuã

Mais um trecho da orla de Salvador passa a ser reurbanizado pela Prefeitura a partir desta semana. A terceira etapa do entorno do Farol de Itapuã teve a ordem de serviço assinada no local pelo prefeito ACM Neto, o secretário de Infraestrutura Luciano Sandes a presidente da Fundação Mário Leal Ferreira, Tânia Scofield.

"Hoje nós iniciamos a terceira etapa da requalificação do trecho de orla de Itapuã. Vamos revitalizar a Colônia de Pescadores, criar uma nova calçada compartilhada, entre as Ruas da Canção e da Música, trazer novas praças e iluminação em LED para região", disse Neto em seu Twitter.

"A obra terá duração de quatro meses e todos os recursos estão assegurados para a execução e a entrega da intervenção pelo prefeito eleito, Bruno Reis. A orla de Salvador tá ficando cada vez mais bonita!" comemorou, acrescentando que o investimento de R$ 2 milhões foi com recursos próprios.

A área de 4.300 m² terá intervenções entre as ruas da Canção e da Música, passando pela Rua da Literatura. O projeto foi elaborado pela FMLF e a obra terá a execução coordenada pela Seinfra, por meio da Superintendência de Obras Públicas (Sucop). O prefeito salientou que esta terceira etapa segue as ações de requalificação da orla.

“A valorização da orla é importantíssima para Salvador, seja morador, turista ou mesmo a economia da cidade. Aqui em Itapuã, então, nem se fala, pois é uma área que ficou há muito tempo esquecida e está ficando ainda mais bonita. Um dos desafios, inclusive, é organizar e disciplinar este trecho de orla após a intervenção".

As melhorias previstas envolvem a criação de uma calçada compartilhada, ligando a Rua da Canção e a Rua da Música. Haverá, ainda, reurbanização da Colônia de Pescadores e a manutenção da fábrica de gelo. Serão criadas duas pequenas praças com bancos e lixeiras, e será mantido o espaço para guardar caiaques.

A urbanização inclui contenção marítima, implantação de rampas e escadas de acesso à praia, iluminação em LED, passeio em concreto e meio-fio em granito, pisos intertravado e tátil, recapeamento asfáltico, guarda-corpo em inox e paisagismo de qualidade.

Em 2018, a Prefeitura já havia entregue a primeira etapa da requalificação do entorno do Farol de Itapuã, com investimento de aproximadamente R$ 4 milhões. As melhorias abrangeram uma área de 21,5 mil m², no trecho entre as casas da Marinha e a curva da residência que pertenceu ao poeta Vinicius de Moraes.

Entre as intervenções estão a preservação da área de praia com implantação de equipamentos e espaços de contemplação, piso intertravado com tela em concreto armado e quiosques. Além disso, foram implantados parque infantil, academia de saúde, área para capoeira, ciclovia, quadra e um estacionamento para mais de 40 veículos.

Na segunda etapa, concluída em 2019, as melhorias foram promovidas na extensão de 800 metros entre a Vila Naval e a Rua da Canção, passando pelas ruas Olindina e Nova Canaã. Foram recuperados diversos espaços que estavam degradados, com a implantação de ciclovia, nova pavimentação e mobiliários urbanos.

A Praça da Canção ganhou novo piso em concreto e em pedra portuguesa nas cores vermelha, preta e branca, além de rampas de acessibilidade, escadas, áreas para quiosques, deques, jardim e guarda-corpo. Em ambos os trechos, a iluminação especial em LED foi instalada de forma a proteger a areia, por ser uma área de desova das tartarugas.

18:38  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm