Turismo baiano começa uma retomada

Depois da retomada das atividades econômicas, a Bahia teve um aumento de 48,4% no setor turístico, entre julho e agosto. Os dados são da última Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada pelo IBGE. O desempenho foi ajudado pela reabertura de destinos importantes do turismo baiano.

Mesmo assim, o turismo baiano está 44,5% abaixo do mesmo período do ano passado. O estudo inclui 12 estados e a Bahia ficou em segundo lugar em crescimento do turismo, atrás do Ceará, que cresceu o dobro, e à frente de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

A retomada dos voos foi fundamental para a alta do índice. Segundo a administradora do aeroporto de Salvador, neste mês a oferta de assentos em voos será 55% maior do que em setembro. Já no final do ano, a previsão é de que o estado tenha a metade de voos do ano passado.

Nos últimos feriadões, Itacaré, Praia do Forte, Morro de São Paulo e Porto Seguro registraram 100% de ocupação dos leitos em hotéis e pousadas. Já Salvador teve aumento significativo, de 36% no primeiro feriadão para 62% no segundo. Para o feriado de 2 de novembro, a taxa esperada é de 65% a 70%.

O secretário do Turismo da Bahia, Fausto Franco, avaliou setembro como um mês importante para a retomada do turismo, com a reabertura de meios de hospedagem, restaurantes e atrativos. Ele acrescenta que o Estado se beneficia pela diversificada oferta de atrativos ao ar livre, uma tendência do momento. Com Brasil 61.

21:42  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm