Turismo baiano começa uma retomada
Depois da retomada das atividades econômicas, a Bahia teve um aumento de 48,4% no setor turístico, entre julho e agosto. Os dados são da última Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada pelo IBGE. O desempenho foi ajudado pela reabertura de destinos importantes do turismo baiano.
Mesmo assim, o turismo baiano está 44,5% abaixo do mesmo período do ano passado. O estudo inclui 12 estados e a Bahia ficou em segundo lugar em crescimento do turismo, atrás do Ceará, que cresceu o dobro, e à frente de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
A retomada dos voos foi fundamental para a alta do índice. Segundo a administradora do aeroporto de Salvador, neste mês a oferta de assentos em voos será 55% maior do que em setembro. Já no final do ano, a previsão é de que o estado tenha a metade de voos do ano passado.
Nos últimos feriadões, Itacaré, Praia do Forte, Morro de São Paulo e Porto Seguro registraram 100% de ocupação dos leitos em hotéis e pousadas. Já Salvador teve aumento significativo, de 36% no primeiro feriadão para 62% no segundo. Para o feriado de 2 de novembro, a taxa esperada é de 65% a 70%.
O secretário do Turismo da Bahia, Fausto Franco, avaliou setembro como um mês importante para a retomada do turismo, com a reabertura de meios de hospedagem, restaurantes e atrativos. Ele acrescenta que o Estado se beneficia pela diversificada oferta de atrativos ao ar livre, uma tendência do momento. Com Brasil 61.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
