TRE anula toda a chapa MDB Ilhéus

A Justiça Eleitoral cancelou toda a chapa de candidatos a vereador de Ilhéus pelo MDB, como já tinha feito com a do partido Solidariedade, que depois regularizou seu registro. No caso do MDB, o juiz Helvécio Argôllo considerou que ele não cumpriu a cota de gêneros.

O juiz lembra que ao extrapolar o número de candidatos ou deixar de observar as cotas para cada gẽnero, o partido fica sujeito ao cancelamento de toda a chapa de vereadores. O MDB alegou que a desistência de dois candidatos resolvia o problema, porém um desses candidatos, Lucélio Ferreira Santos, não registrou a desistência.

O Ministério Público também pediu o indeferimento do registro da candidata Cristiana Gonçalves Silva, porque estava com a documentação irregular. As cotas de gênero e raça têm causado problemas e fraudes. Nesta eleição, por exemplo, 44 mil candidatos mudaram de raça no registro, de branco ou pardo para negro.

Já as cotas para mulheres tem sido fraudadas desde as eleições passadas, com a inclusão de empregadas, tias, avós e amigas como candidatas sem que elas façam campanha alguma.

19:05  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm