PRF combate excesso de peso em BRs

Um dos focos da Operação Nossa Senhora Aparecida, da Polícia Rodoviária Federal, foi a fiscalização dos veículos de cargas para evitar irregulidades como o excesso de peso, uso de drogas e contrabando. Por causa do tamanho e peso, todo acidente envolvendo esses veículos são graves.

Para ter mais lucro, muitas empresas colocam toneladas de excesso de peso nos caminhões e até ajustam a carroceria para carregar mais mercadorias. Estudos apontam que o excesso de peso diminui em 50% a vida útil das estradas. Os danos no pavimento deixam trilhas ou afundamento do asfalto, que interferem nos veículos de passeio.

Caminhões com excesso de peso jogam mais poluição na atmosfera, consomem mais combustível, se desgastam mais rápido, principalmente os pneus, suspensão, feixes de mola e até empenam o chassi. Nesta operação, a PRF tirou 105 toneladas de excesso de peso das estradas.

Também apreendeu documentos falsos e levou para seu pátio todos os caminhões com irregularidades. A PRF ainda fiscalizou itens como faixas refletivas, sistema de iluminação, freios, pneus, comprovação obrigatória do horário de descanso e a amarração das cargas.

22:32  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm