Prêmio de bibliotecas termina dia 27

Bibliotecas Comunitárias da Bahia têm até o dia 27 para participar do Prêmio Fundação Pedro Calmon, do Programa Aldir Blanc Bahia (PABB). As propostas precisam comprovar contribuições para o fomento da leitura, bem como a democratização do acesso gratuito aos livros, gibis e similares.

Serão contempladas 50 iniciativas, com envolvimento e participação da comunidade na gestão, com valor unitário de R$ 25 mil, totalizando R$ 1,25 milhão. Solange Sousa, responsável pela Biblioteca Comunitária Clementina de Jesus, no bairro do Uruguai, em Salvador, já se inscreveu.

Solange apresenta o projeto Famílias Leitoras, que tem faz um trabalho de mediação e incentivo à leitura com famílias do bairro, tendo como base a literatura afrobrasileira e a indígena. "As famílias terão um suporte com as mediadoras de leitura, valorizando nossa riqueza através das literaturas e destacando a diversidade em nosso território".

“As bibliotecas comunitárias ocupam um lugar de extrema importância na sociedade, já que que são iniciativas totalmente voluntárias e dedicadas à comunidade onde se inserem”, afirma o diretor da Biblioteca Central da Bahia, Marcos Viana. "Esses espaços democratizam a leitura".

Podem participar pessoas físicas ou jurídicas com atuação cultural, e estabelecidas ou domiciliadas na Bahia há pelo menos 24 meses. Grupos e coletivos culturais que não se constituam como pessoa jurídica de direito privado deverão comprovar sua atuação no estado há pelo menos 24 meses.

18:59  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm