Mata Atlântica terá amplo replantio

A área de Mata Atlântica no Sul da Bahia vai ganhar o plantio de 1 milhão de árvores, só no Brasil. A iniciativa é parte de uma ação global de sustentabilidade do grupo Nestlé, que vai totalizar o plantio de 3 milhões de mudas na América Latina.

O plantio, que se iniciou em julho, deve se estender até o final do ano, estima Lucas Santos, coordenador da ONG Natureza Bela, responsável pela ação no Parque Nacional do Pau Brasil, em Porto Seguro. O local, que se tornou área de conservação em 2007, sofreu com desmatamento e queimadas.

O plantio de espécies nativas da região vai na contramão do desmatamento registrado na ‘Operação Mata Atlântica em Pé’ em 19 municípios da Costa das Baleias, Costa do Descobrimento e Litoral Norte. Durante a operação, encerrada em 1º de outubro, foram detectados mais de 441 hectares de áreas desmatadas.

Foram vistoriados 52 locais e lavrados quatro autos de infração, seis de interdição, um de advertência, um de apreensão e dois de destruição de fornos. Participaram da operação o MP-BA, Ibama, Inema e Polícia Militar Especializada (Cippa e Coppa). Segundo o promotor Fábio Corrêa, as multas aplicadas somam R$ 842 mil.

A Mata Atlântica foi escolhida pela Nestlé por sua importância e riqueza. O objetivo é ampliar a área verde em 1.200 hectares de mata reflorestada, o equivalente a 1.110 campos de futebol, e restaurar mais de 100 espécies arbóreas, incluindo algumas em risco de extinção. A lista inclui pombeira, ipê roxo, jatobá, ingá, embaúba e caroba branca.

15:31  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm