Marcus Gomes ficou foragido 14 anos

Foragido há 14 anos, Markson Monteiro de Oliveira, o "Marcus Gomes", filho do prefeito de Itabuna Fernando Gomes, foi preso na manhã desta terça-feira em Itabuna, onde participava da campanha de reeleição do pai e circulava livremente há anos.

Julgado em Salvador por causa da influência política do pai Fernando Gomes em Itabuna, Marcus Gomes foi condenado em novembro de 2013 a 17 anos de cadeia. Sua defesa pediu a anulação do juri, mas teve o pedido negado pelo tribunal.

Em dezembro de 2018, o desembargador Júlio Travessa reduziu a pena de Marcus Gomes para 13 anos de prisão, por homicídio qualificado, porque a pena pelo cárcere privado tinha prescrito devido ao tempo em que o criminoso conseguiu evitar o julgamento.

Ainda foragido mas circulando livremente em Itabuna, Marcus Gomes apelou até ao Supremo Tribunal Federal, alegando que bandidos condenados não podem ser presos na segunda instância. O ministro Celso de Mello negou e mandou executar qualquer mandado de prisão existente. Havia um de 2017, o da prisão de hoje.

Em 2006, ele manteve em cárcere privado e matou um vaqueiro no Haras Redenção, em Floresta Azul, que pertence à família. Depois, Marcus Gomes escondeu o corpo às margens da rodovia para Itapetinga. A investigação, do delegado Nélis Araújo Junior, provou o crime sem margem de dúvida e o criminoso foi condenado.

Ele fugiu antes de ser preso e estava foragido há 14 anos. Porém, sempre que o pai estava no poder, e também durante a gestão de seu vice, depois prefeito, José Nilton Azxevedo, Marcus Gomes circulava livremente pela cidade, sem nunca ser incomodado pela PM ou pela Polícia Civil.

Recentemente, foi à Secretaria de Saúde de Itabuna usando o carro oficial do prefeito, conforme noticiado na Malha Fina do pelo jornal A Região, único a acompanhar e noticiar o crime e toda a investigação, ignorada pelo resto da imprensa na época. Leia neste sábado matéria especial relembrando todo o caso.

19:02  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm