Mapa alerta para sementes da China

O Ministério da Agricultura alerta as pessoas para não abrir os pacotes de sementes que têm sido enviados da China para pessoas no Brasil. Segundo o secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal, todos os estados, exceto Maranhão e Amazonas, receberam pacotes com sementes estranhas.

A orientação é não abrir os pacotes e entrar em contato com as autoridades de agricultura do estado para que recolha as sementes. A embalagem original deve ser guardada, porque pode ter informações importantes para identificar o remetente.

A importação de plantas e sementes é controlada pelo Mapa e deve atender a várias exigências para evitar a contaminação da lavoura e a entrada de doenças que possam dizimar as plantações. Até agora 258 pacotes com sementes foram analisados no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Goiânia.

Uma análise inicial em 39 amostras já identificou um ácaro vivo, fungos de três tipos diferentes e bactérias, que ainda precisam ser identificados. Os técnicos também detectaram quatro plantas que não existem no Brasil e poderiam prejudicar as lavouras nacionais.

Não há elementos ainda para afirmar que foi uma ação intencional para introduzir um organismo patogênico no Brasil, mas o risco para agricultura existe e é grande. O Ministério está em contato com outros países onde as sementes também chegaram para tentar identificar de onde partiram as remessas.

21:05  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm