Isolamento mudou hábitos de consumo

O distanciamento imposto pelos governos levou a sociedade a mudar suas prioridades e hábitos de consumo. A Experian fez uma pesquisa com 3 mil pessoas em 10 países e identificou que o Brasil teve o maior crescimento de compras online de produtos domésticos (exceto alimentação).

As vendas saltaram de 11% em março para 31% em julho. Considerando as compras de produtos alimentícios pela internet (desde in natura até refeições prontas), o Brasil também é destaque, subindo de 60% para 71%, analisando o mesmo período de comparação.

A expectativa é de que as compras online aumentem 53% em até seis meses. “O cuidado com a saúde trouxe à população uma mudança de hábito que privilegia as compras e interações no ambiente virtual e essa tendência deve continuar após o isolamento social".

'Com isso, é fundamental que as empresas se adaptem a esta nova realidade para estarem cada vez mais preparadas e seguras no atendimento desse consumidor mais digital”, diz a diretora de Decision Analytics e Marketing Services da Serasa Experian, Beatriz Raulino.

Ainda de acordo com a pesquisa, no Brasil 71% afirmaram que têm uma expectativa alta na experiência online. “As pessoas estão mais atentas aos cuidados que devem ter ao realizar compras ou transações nesse ambiente. As empresas perceberam que precisam de processos seguros e um atendimento eficiente".

O levantamento revelou que os brasileiros estão satisfeitos com o atendimento online. 44% fariam mais negócios com as empresas na pandemia e 33% manteriam esse nível de negócios depois. Entre as opções de pagamento, houve um aumento de 16% no uso de carteiras móveis.

A pesquisa da Experian também indica uma mudança na relação com o dinheiro. 24% afirmaram que estão reduzindo gastos desnecessários e 21% economizando mais.A educação financeira é muito importante para ajudar o consumidor a lidar com os seus recursos, principalmente em momentos adversos”, avalia Beatriz.

22:29  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm