Horário eleitoral começou bagunçado

O Horário Eleitoral Obrigatório nas rádios e na televisão começou nesta sexta-feira. Ele tem 10 minutos de duração em duas edições. No rádio, às 7 horas e ao meio-dia. Na televisão, às 13 horas e às oito e meia da noite. Além dos programas, que vão de segunda a sexta-feira, existem as inserções. 

Os candidatos vão ocupar 47 espaços por dia, inclusive nos finais de semana e feriados, com sua propaganda avulsa. O programa diário é exclusivo para os candidatos a prefeito, mas as inserções avulsas também são usadas para os que concorrem a uma vaga de vereador.

Apesar de ser chamado de "gratuito", o horário eleitoral custa caro para as rádios e tevês, ocupando um espaço que não pode ser vendido e em quantidades exageradas. Equivale a perder 32 contratos de públicidade com as inserções e o programa. Já os partidos receberam R$ 1,5 bilhão de dinheiro público para bancar suas campanhas.

O primeiro dia foi marcado pelo amadorismo dos marqueteiros em Itabuna. Muitos mandaram o material fora do prazo, outros em formato errado e vários sequer enviaram sua propaganda. Alguns enviaram o mapa das inserções, mas sem o material a ser divulgado.

A campanha no rádio e na tevê segue até o dia 12 de novembro e o primeiro turno das eleições acontece no dia 15. Itabuna e Ilhéus não têm segundo turno. Na Bahia, apenas Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista podem ter uma segunda disputa.

0:19  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm