Fundo da Alemanha financia o Olodum

O Goethe-Institut e o Ministério Alemão das Relações Exteriores criou, neste ano, um Fundo Internacional de Ajuda destinado a apoiar, com agilidade, organizações culturais e educativas fora da Alemanha durante a pandemia do coronavírus. Até dezembro, serão destinados mais de 3 milhões de euros a mais de 140 projetos.

Duas iniciativas da Bahia estão na lista, a Obirín Olodum, da Escola Olodum; e o Acervo Digital do Acervo da Laje. Cristina Calacio, gerente de projetos do Olodum, diz que “as mulheres vêm suportando desproporcionalmente os impactos da Covid-19".

"A necessidade do isolamento social para conter a disseminação do vírus contribuiu para o distanciamento das mulheres de suas redes de apoio, em especial das mulheres pobres e negras. A invisibilidade, que já existia, hoje mostra seu lado mais nefasto por boa parte dos gestores públicos no país”.

“A necessidade de elaboração de políticas públicas e programas voltados para fortalecer pequenas empreendedoras e trabalhadoras informais diante das novas realidades é urgente. Este patrocínio viabiliza uma capacitação de tecnologia para que mulheres consigam se adaptar às exigências do novo mercado de consumo”.

A escola do Olodum oferece três cursos gratuitos, “Novas tecnologias e empreendedorismo”, “Gestão de mídias sociais para marketing digital” e “Fotografia com celular para redes sociais”.

Já o Acervo da Laje montou o único museu do subúrbio ferroviário de Salvador, com 10 anos, em duas casas. Ele é uma referência para a memória artística, cultural e de pesquisa sobre a região e a arte invisível dos trabalhadores da beleza nas periferias da cidade.

Um processo de reforma e restauração está sendo bancado pelo Fundo. Além disso, a catalogação do acervo do museu está em andamento, com disponibilização também na internet. “O ‘Acervo Digital’ é um projeto que busca colocar nas redes sociais algumas das nossas obras”, afirma José Eduardo, idealizador e gestor do espaço.

16:04  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm