Fenae apoio projeto de mais leitura

Um dos maiores projetos de incentivo à leitura, a Estante Mágica se aliou à Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae). Por meio do Instituto Fenae Transforma e com investimentos da entidade na Yunus - Negócios Sociais, a parceria tem o objetivo de ampliar o acesso da população carente à leitura.

O apoio da Fenae à Estante Mágica será pela nova plataforma de empréstimos coletivos da Yunus. Serão selecionadas escolas nas quais o projeto Estante Mágica realizará suas ações. Até o final deste mês, os critérios da seleção estarão finalizados pelo Movimento Solidário, programa social da Fenae.

"A Estante Mágica quer aproveitar a capilaridade que o Movimento Solidário conquistou através de sua forma de acessar comunidades de baixa renda para que a doação de livros seja um gesto capaz de instaurar novos hábitos dentro das comunidades”, explica o gestor do Instituto Fenae Transforma, David Borges.

“O Movimento Solidário trabalha com o intuito de produzir inovação para garantir a segurança alimentar e a inclusão produtiva. Para isso, reconhecemos a importância de estimular o acesso a outras culturas. Quanto maior é o capital cultural de uma comunidade, mais fortalecida ela está para tomar decisões, sonhar seus próprios rumos".

De acordo com a coordenadora do Movimento Solidário, Denise Alencar, as escolas serão beneficiadas com doações de 100 livros para cada uma. "O objetivo é fazer com que os exemplares cheguem em locais que estão com déficit de leitura. O acesso aos livros é uma maneira de construir comunidades com cidadãos mais autônomos".

A Yunus entra nas escolas com a proposta de transformar alunos em escritores de suas próprias obras. Promover eventos de lançamento dos livros dos alunos, com direito a sessões de autógrafos, é outra ação do projeto. A ideia é estimular o protagonismo dos alunos dentro do ambiente escolar.

Criada com o objetivo de ser uma incubadora de iniciativas voltadas para negócios sociais, a Yunus é gestora de um fundo que recebe aportes de pessoas jurídicas e físicas e os destina ao fomento de negócios e empresas que foquem na resolução de problemas sociais, diminuindo o risco do investimento e aumentando o impacto social.

18:49  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm